Páginas

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

9 motivos para ler e amar Sherlock Holmes

Acabei de ler a coleção completa de Sherlock Holmes (edição de Harper Collins) e como sou a louca das edições diferentes, já quero uma nova edição para reler os livros. Porque sinceramente, essa se tornou a minha coleção de livros favorita.
Então eu decidi compartilhar essa dica maravilhosa com vocês.



9 motivos para ler e amar Sherlock Holmes


  1. A história é muito fluida. Foi extremamente fácil para mim ler a coleção inteira. Li ela em uns dois meses, ou menos, intercalando com outros livros para não enjoar é claro, mas li cada livro em uma média de uma semana. A leitura é muito gostosa e o mistério, faz com que o leitor não queira largar o livro até o desfecho.
  2. Não é preciso ler em sequência. Por mais que haja um aproveitamento melhor quando lido sequencialmente, essa coleção não tem "ganchos" entre um livro e outro. É um tipo de livro que o leitor pode simplesmente abrir em um conto (no caso dos livros compostos por contos é claro) e se deliciar com ele sem perder nada da maravilhosa experiência.
  3. Sherlock Holmes é para todos. Por mais que os livros tenham sido escritos entre 1887 até 1927, a linguagem é bem simples e por isso qualquer um pode lê-los sem se preocupar em encontrar um texto formal e complexo.
  4. É um clássico do romance policial. Quem gosta de mistérios, crimes e suspense com certeza precisa ler esse livro para ontem!
  5. Para os amantes de Edgar Allan Poe. Se você já leu algo do Poe então é bem provável que goste das aventuras criadas por Arthur Conan Doyle, já que em diversos momentos o autor cita e faz referência ao mesmo.
  6. Sherlock ou me atrevo a dizer, Conan Doyle, é um gênio. As reflexões são diversas e os desfechos dos casos são na maioria das vezes surpreendentes, deixando o leitor constantemente de boca aberta.
  7. Sobre Dr. Watson. A história toda é narrada pelo amigo e companheiro de Holmes, Watson, que fica em segundo plano na história, como um observador, mas que atrai muito o leitor já que é um personagem essencial.
  8. Sherlock Holmes é uma figura peculiar. O personagem principal é cheio de hábitos estranhos e isso acaba trazendo um humor para as histórias. É interessantíssimo conhecer ele através dos olhos surpresos de Watson. No final da coleção o leitor com certeza saberá quais objetos favoritos de Holmes, seus interesses, manias e provavelmente citará algumas falas do mesmo.
  9. "A ciência da dedução". Aposto que depois de ler os livros do detetive mais famoso do mundo muitos de vocês vão passar a observar mais o mundo a sua volta e a usar o método tão citado por Sherlock Holmes, a ciência da dedução. Eu já me sinto uma mini detetive rsrs.
"Você vê, mas não observa."

Curiosidades:

As aventuras de Holmes deram origem a filmes, dentre eles o estrelado por Robert Downey Jr como o famoso detetive e Jude law como Watson que ganhou uma sequência (2009 e 2011 respectivamente). Eu particularmente gostei bastante dos dois filmes apesar de achar as histórias um pouco diferentes das dos livros.

Além dos filmes, em 2010 foi lançada a série "Sherlock" estrelada por Benedict Cumberbatch como Holmes e Martin Freeman como Dr. Watson. Essa adaptação está espetacular!!! A série se passa nos dias atuais mas há muitíssimas referências aos livros. Achei bem mais fiel aos livros que os filmes. E o Benedict como Sherlock está de tirar o fôlego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário