Páginas

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

A testemunha ocular do crime - Agatha Christie

Resenha por: Vitória Bueno
Nota: 9,5 - 10,0
Livro: A testemunha Ocular do Crime
Autora: Agatha Christie
Número de páginas: 230
Editora: Círculo do Livro





Resenha: É o primeiro livro da Agatha Christie que eu li. Eu queria ter lido por ordem cronológica mas a oportunidade de ler esse livro veio e eu agarrei com força.
Bom, não é mais nenhum mistério aqui nesse blog o fato de eu amar romances policiais. O amor começou com Sherlock Holmes e nada mais justo que ler algo da rainha do crime para continuar nos clássicos policiais.

A Testemunha Ocular do Crime começa em um trem. Uma mulher está em um trem indo para Milchester quando vê pela janela um outro trem que ia na direção contrária. Enquanto Mrs. McGillicuddy observa, vê então uma mulher sendo estrangulada no outro trem. Ninguém é claro acredita em sua história, ainda mais porque não é encontrado nenhum corpo. Mrs. McGillicuddy então decide confidenciar seu relato à sua amiga Miss Marple. É ai que a história começa a esquentar. A senhora é muito esperta e curiosa e logo diz a amiga que vai tentar desvendar o mistério.

Miss Marple então após pesquisar bem o que poderia ter acontecido com o corpo, contrata uma mulher, a maravilhosa Lucy Eyelesbarrow, para ir trabalhar em uma propriedade privada onde a ela pensa estar as respostas para o mistério.

Dentro da propriedade Lucy se vê entre uma família um tanto estranha. O dono da grande propriedade, Luther Crackenthorpe é um senhor já bem velho que deixará uma enorme fortuna de herança, então no decorrer da história, todos da casa passam a ser suspeitos do crime pois com o narrar da trama todos os fatos, até os que parecem ser desconexos, se mostram bem interligados.

Adorei ler isso gente! A leitura é extremamente fluida e instigante. A cada capítulo um novo fato aparece e o leitor fica louco pelo desfecho, que acontece só no último capítulo. As personagens são muito bem trabalhadas, principalmente alguns dos filhos do velho Crackenthorpe que o leitor vai conhecendo melhor gradualmente e também é claro, Lucy Eyesbarrow, que podemos considerar uma das personagens principais da história.

Por falar dela, seu papel na trama é muito importante: ela é uma mulher perfeita, inteligentíssima. Se formou em matemática mas no fim decidiu ser empregada de casa por achar que não havia boas empregadas dando sopa por aí. Mas ela é A Empregada de Casa. Faz tudo: cozinha muito bem, é extremamente eficiente, faz tudo o que lhe pedem, e o que não pedem também, e todos gostam dela, principalmente os homens... E por isso é contratada por Miss Marple para encontrar o cadáver da misteriosa mulher que foi assassinada. Mas bom, talvez tenha sido exatamente esse o objetivo da autora ao criar essa personagem, porém talvez Lucy seja estereotipada demais e em um contexto cômico isso pode funcionar, o que não é o caso dessa história, que não tem o objetivo de ser humorístico. Ela é essencial para a trama mas chega a incomodar a visão feminina que ela interpreta. Mas enfim, ela não deixa de ser uma personagem importantíssima.

No geral o livro é muito bom, cumpre o que promete e nos dá um desfecho de tirar o fôlego. Já quero o próximo da Agatha!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário