Páginas

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Algumas Assombrações do Recife Velho - Gilberto Freyre

Resenha por: Vitória Bueno
Nota: 9,5 - 10,0
Livro: Algumas Assombrações do Recife Velho
Autor: Gilberto Freyre
Adaptação de: André Balaio e Roberto Beltrão
Ilustração: Téo Pinheiro
Número de páginas: 72
Editora: Global

Onde encontrar:
Algumas Assombrações do Recife Velho: SaraivaTravessa
Assombrações do Recife Velho: CulturaAmazon



Resenha: Recebi esse livro de parceria da Global Editora. Eu gostei bastante da proposta dele e por isso o solicitei. É uma adaptação de um outro livro, cujo nome é Assombrações do Recife Velho, que reúne diversas lendas urbanas registradas oralmente no Recife.

O projeto partiu do próprio Gilberto Freyre e começou em 1929. Ele contou com a ajuda de um repórter policial para reunir os registros. O livro Assombrações do Recife Velho traz 39 contos de assombração e foi lançado pela primeira vez em 1955. A pequena adaptação que tenho em mãos, possui sete contos retirados do livro original.

A HQ é interessantíssima, com histórias fantásticas. Algumas delas, realmente assustadoras, como é o caso da O Papa-Figo e O Sobrado da Rua de São José. Outras são apenas intrigantes, como O Boca de Ouro e O Visconde Encantado. Mas todas, sem exceção, tem algo de interessante.

A arte do quadrinho dá o toque final e ajuda a implantar o clima de mistério que é próprio desse tipo de história. E está maravilhosa! Adorei o traço do Téo Pinheiro. Achei que ele soube transportar bem a cidade do Recife e seus mistérios para o quadrinho. As ilustrações são de encher os olhos.

Além disso, acho que o fato de serem lendas urbanas ajudam a levar ainda mais o leitor para dentro da história, e dá aquele friozinho na barriga por se tratar de algo visto por muitos como real.

Outra coisa interessante é o plano histórico presente durante toda a HQ. É claro que não poderia faltar uma boa pesquisa para tornar as lendas mais verossímeis, e a história do recife está presente em cada página. Seja nas ilustrações, seja nas datas citadas ou até mesmo na própria narrativa. Cheguei a pesquisar o nome de algumas personagens para ver se realmente existiram.

A narrativa é muito fluida. Eu gostei bastante. Só achei que se ela fosse um pouco mais detalhada, a HQ teria assustado mais. É o único ponto negativo que vou destacar.

Gostei as personagens e das suas características físicas, que são muito importantes para uma revista de quadrinhos. Achei que definiu bem o povo brasileiro e na minha opinião, as personagens casaram bem com cada história.

E por fim, gostei das lendas escolhidas. Me diverti muito lendo cada uma delas. E não larguei a HQ até devorar a última página.

Fica como recomendação pra todos que gostam desse clima de mistério e do sobrenatural.
E recomendo para jovens e adultos, homens e mulheres! Acho que todos vão se divertir bastante com essa pequena coleção de contos sobrenaturais.

E como último argumento pra convencer você que ainda está na dúvida, peço que dê uma chance a essa HQ, que além de ter sido escrita e adaptada por brasileiros, apresenta uma parte da nossa cultura tão linda e rica!






Nenhum comentário:

Postar um comentário