segunda-feira, 28 de março de 2016

Esquimolândia - Ulisses Alves

Resenha por: Vitória Bueno
Nota: 10/10
Livro: Esquimolândia
Autor: Ulisses Alves
Número de páginas: 66
Editora: Chiado Editora




Sinopse: "Tudo aquilo que existe, precisou primeiro não existir. Se tudo o que existiu é real e sua base foi a não existência, então tudo o que não é real existe como base de tudo o que é real. Aqui estão fragmentos dessa verdade semi-mentirosa." Esquimolândia narra as aventuras impossíveis de personagens distorcidos em um mundo caótico e sem sentido. Tal qual o mundo que chamamos de mundo. Porém Esquimolândia não tem a responsabilidade forçada de ser coerente o tempo inteiro, ou em tempo algum. Esquimolândia é um mundo feito sob medida para quem gosta de viver os exageros contidos da existência. Ou talvez não seja nada disso, vai saber.

Resenha: Comunicado importantíssimo: esse livro pode deixar você maluquinho (a). E esse autor talvez tenha sido diagnosticado com algum distúrbio vaginal. Mas isso é só uma opinião minha...

Esquimolândia é um livro bem diferente do que eu havia imaginado. É muito engraçado e criativo!
Uma vez li algo parecido, e essa leitura se tornou meu livro favorito. E esse livro em questão (Esquimolândia), me deixou vidrada.
No começo pensei: será que esse livro vai ser assim até o fim ou isso é só uma "introdução"?
Pensei que o autor podia estar brincando comigo e que eu iria me decepcionar uma hora ou outra. Mas ele não decepcionou hora nenhuma e quando percebi que o livro realmente era daquele jeito me apaixonei. (Eu provavelmente comecei a rir sem perceber e meus avós devem ter pensado: esses livros não estão fazendo bem para essa menina.)
Esse livro me fez lembrar da minha infância, de minhas "viagens" pelos campos mágicos de minha imaginação.
Enquanto lia o livro, me tornei amiga próxima de Valter e Danilo (não tão próxima devido aos problemas que os dois têm de babar e causar obesidade nas pessoas), viajei em um dragão enorme e lutei contra pôneis que formavam a força aérea. Vi o céu se tornar rua e ajudei um amigo a encontrar uma pata para um cão de três patas. E principalmente, imaginei meu próprio mundo dos sonhos que a tempos estava adormecido dentro de mim (e é claro fiquei bem pirada junto com os personagens).
Esquimolândia é uma cidade diferente de tudo já imaginado. Uma cidade em que todos os sonhos caóticos que já pensamos podem existir. Na estória, a cidade está toda desequilibrada (mais do que o normal), ela juntamente com Paivacity, a cidade vizinha. O desequilíbrio é tamanho que elas estão vivendo uma guerra (nada muito diferente de nosso mundo real).
Então dois garotos decidem salvar sua cidade, cada um enfrentando seus inimigos.

Todo mundo devia ler Esquimolândia algum dia, para não perder essa essência poderosa que é  nossa imaginação.
Só posso dizer uma coisa: leiam esse livro!
Obs: preciso comprar o livro físico porque Esquimolândia precisa urgentemente enfeitar minha estante.