quinta-feira, 28 de abril de 2016

O Espelho do Monge - Rosana Dias Vitachi

Resenha por: Vitória Bueno
Nota: 9/10
Livro: O Espelho do Monge
Autora: Rosana Dias Vitachi
Número de páginas: 186
Editora: Chiado Editora




Sinopse: Uma história curiosa chama a atenção de uma aluna de Arqueologia: O Espelho do Monge aguardava por ser encontrado.
Busca ou obsessão? De qualquer forma, Safia consegue o espelho que, segundo a lenda, reflete a alma de quem se olha nele, mas diante daquela tão esperada vitória, se vê num impasse: entrega o espelho ao advogado que financiou sua busca ou o entrega ao Anjo Guardião do Espelho. Safia, então, encoraja-se numa terceira opção. Opção essa que mudará sua vida para sempre.

Resenha: Uma Arqueóloga chamada Safia, está em uma expedição para encontrar algo que só ela acredita existir: um espelho, que segundo a lenda, reflete a alma das pessoas.
A pesquisadora, junto com seu guia Artur, enfim encontra o suposto local onde está guardado o espelho, porém eles não contavam que seria tão difícil tê-lo em mãos.
Safia descobre que não é a única a querer encontrar esse misterioso objeto, e coisas estranhas começam a acontecer nos primeiros capítulos do livro.
A moça então encontra ajuda para continuar sua busca com um advogado envolvente chamado Adônis.
Artur não confia no doutor e tenta, de todas as formas que encontra, proteger sua amiga, por quem guarda grandes sentimentos.
Quando finalmente consegue o espelho, Safia entra em divergência consigo mesma, não sabe se deve entregar o espelho à Adônis, ou se o entrega ao Anjo que é responsável pela sua segurança.

O livro é muito envolvente e cheio de suspense.
Safia é uma personagem muito teimosa e decidida (confesso que fiquei com raiva dela em alguns momentos rsrs). Após conhecer Adônis, ela fica encantada, afinal, o advogado é lindo e a atrai muito. Porém, a Arqueóloga também nutri sentimentos por Artur, que tanto a ajudou em sua busca.
Artur é um dos personagens que mais gostei, com certeza. Amei a forma como ele se preocupa com sua amiga, e como ele fala com ela, sempre tentando persuadi-la a fazer o certo.
O Anjo Guardião do espelho também é um personagem muito interessante. Refleti muito com os diálogos entre ele e a protagonista.
Para falar a verdade, a autora criou tantos personagens marcantes que eu não irei conseguir descrever todos aqui. Só direi que alguns me emocionaram, outros me deram uma lição de vida.
Foi muito gostoso ler o livro. Ele não é nem um pouco cansativo. Tem capítulos pequenos, o que na minha opinião ajuda a leitura andar mais depressa.
Mais uma coisa que me encantou no livro, foi que ele é dividido em três partes: a busca pelo espelho, a viagem através do espelho e o retorno ao mundo real.
Achei fantástico a segunda parte, cheia de aventuras e perigos, mas também muito reflexiva. Fiquei apaixonada pela história. A autora soube mexer de um jeito maravilhoso com meu imaginário e me fez pensar em quem sou realmente. E acho que seria incrível ter um espelho esse não é? Poder entrar em seu mundo interior e descobrir quem você é de verdade.

O final foi surpreendente. Realmente lindo.
Não tenho o que reclamar desse livro. Mal acabei de ler e já quero começar de novo.
Parabéns pelo livro Rosana.