Páginas

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Aventuras do Barão de Münchausen - Rudolf Erich Raspe

Resenha por: Vitória Bueno
Nota: 9,5 - 10,0
Livro: Aventuras do Barão de Münchausen
Autor: Rudolf Erich Raspe
Adaptação: Orígenes Lessa
Número de páginas: 128
Editora: Global
#publi



Li alguns contos do famoso barão de Münchausen há algum tempo atrás mas nunca cheguei a fazer resenha pra vocês... Li em uma edição da finada Cosac Naify e me lembro de achar aquilo tudo uma loucura sem limites.

Vocês já ouviram falar do barão?? Ele existiu de verdade e foi um militar alemão que serviu no exército russo. Depois de retornar de suas aventuras no exército, ele ficou conhecido como o maior mentiroso do mundo, isso porque contava suas histórias vividas nas batalhas de uma forma pra lá de fantástica e repleta de floreios extravagantes, de modo q era impossível acreditar em sua veracidade. Um bibliotecário (Rudolf Erich Raspe) decidiu então compilar as histórias em um livro e cá estamos nós, com esses contos loucos bem ao alcance das mãos...

A global lançou então, essa edição lindíssima com tradução e adaptação de nosso querido e prestigiado Orígenes Lessa. Ela possui diversas ilustrações que são divertidíssimas e, um perfeito complemento para o texto. E os contos... sério! São hilários!
O conto q inspira a capa do livro, por exemplo, narra a história de uma batalha que o barão participou e venceu com sua tropa. Depois da vitória, ele, montado em seu cavalo, leva o animal para beber água e, depois do pobre bicho beber litros e mais litros do líquido, o barão se da conta de que metade do cavalo fora arrancada na luta e a água entra pela boca do animal e lhe sai pelo estômago. Conta em seguida como foi simples cuidar do problema: chamou um veterinário para costurar as duas partes do cavalo no lugar! É esse o nível de maluquice dessas histórias!

Eu adorei a narrativa do livro. Ele é narrado em primeira pessoa, de uma forma bem oralizada, já que a obra gira em torno de jantares propostos pelo barão para que possa contar suas aventuras para seus amigos e conhecidos.

Super recomendo!

4 comentários:

  1. Oi, Vitória. Tudo bem? As histórias desse barão são realmente muito loucas! Essa compilação de contos que estão presentes nesse livro eu não li, contudo alguns contos que li são muito bons. Gostei da recomendação. Quem ainda não leu é uma excelente leitura, principalmente para aqueles que gostam de uma leitura leve e descontraida. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Indicação de leitura: Sonhos Reinventados - Angie Ammeline.

    ResponderExcluir