Páginas

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

O Circo Mecânico Tresaulti - Genevieve Valentine

Resenha por: Vitória Bueno
Nota: 9,0 - 10,0
Livro: O circo mecânico Tresaulti
Autora: Genevieve Valentine
Número de páginas: 318
Editora: Darkside






Sinopse: Num mundo pós apocalíptico, onde as pessoas não tem mais acesso à tecnologias de ponta, uma caravana leva esperança por onde passa. Os artistas são sobreviventes de guerra, que tiveram seus corpos mutilados reconstruídos com complexas estruturas mecânicas.

Resenha: O livro primeiramente deixa o leitor perdido, e consequentemente, confuso. Isso acontece porque os capítulos são divididos entre os narrados por Little George, um membro do circo, e os narrados em terceira pessoa, porém, não há nenhuma indicação para atualizar o leitor dos momentos em que o narrador muda. Isso talvez deixe algumas pessoas frustradas. Eu preciso confessar que não tive problemas para entender o contexto do livro. Achei até, bem interessante. Nunca tinha lido um livro nesse formato e adoro coisas diferentes, rsrs.
No geral, o livro conta a estória do circo, que é fascinante, para falar a verdade. A maioria dos personagens são apenas "semi-humanos", ou seja, quase todos eles têm algo mecânico compondo seu corpo. Alguns tem uma coluna mecânica, outros tem ossos mecânicos etc. E o leitor fica ávido para saber como isso é possível. É tudo ciência ou há magia envolvida?
Em alguns momentos a estória viaja para o passado para contar a estória individual dos integrantes do fantástico circo. Em outros momentos, ficamos sabendo do que está acontecendo no presente deles.
E esses personagens são incríveis! E a evolução de alguns deles é de tirar o fôlego. Little George é um exemplo deles. Tem a Boss também, que é a chefe do circo. É ela quem constrói os mecanismos nas pessoas.
A única coisa fraca no livro, na minha opinião, é o fato de ele não ter uma tensão real para apimentar a estória. Geralmente nos livros temos um começo, com a apresentação dos personagens, e principalmente, de um vilão, o meio, com a tensão começando e indícios de um desastre na vida dos personagens, e então, o fim, com uma resolução daqueles problemas (ou uma luta, confronto entre o personagem principal e o vilão). Nesse livro, a estória foca muito na vida dos personagens, e o que os levaram a ir para o circo. Há sim um confronto com um "inimigo" do circo, mas nada que mereça grande atenção. Eu adoraria que tivesse uma continuação, para que esses assuntos fossem aprofundados.
Mas no geral, eu gostei muito. Os capítulos são curtíssimos e deliciosos de ler. A escrita da autora é ótima. Sem falar do quão interessante são os personagens. A forma como são descritos, a aparência deles, o modo como se comportam e o que se passa na mente de alguns deles. Eu achei fantástico! Mas não darei spoilers, rsrs, vocês precisam ler!

Nenhum comentário:

Postar um comentário