Páginas

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Abraham Lincoln - Coleção Folha Grandes Biografias no Cinema

Resenha por: Vitória Bueno
Nota: 10,0
Livro: Abraham Lincoln
Editora: Folha de São Paulo
Número de páginas: 44

Filme: A mocidade de Lincoln
Diretor: John Ford


Sinopse do filme: Estados unidos, 1832. O jovem Abe Lincoln apresenta aos cidadãos de New Salem sua candidatura a deputado, quer estudar leis e um belo dia descobre o amor. Quando se torna advogado, assume a defesa de dois irmãos acusados da morte de um encrenqueiro, contra a fúria da população que só quer linchá-los. No tribunal, as versões se contradizem, mas a astúcia da defesa impede que o impulso e a retórica se sobreponham à razão. Os ideais de justiça e da verdade como pilares da sociedade estão no centro do filme dirigido por John Ford em 1939. O retrato da juventude do presidente mais cultuado pelos norte-americanos é também um retorno às origens dos valores que fundam a nação. No papel principal, Henry Fonda empresta sua imagem de solidez e sobriedade para dar vida ao mito.

Resenha: O filme retrata a vida de Abraham Lincoln antes de ele se tornar o memorável presidente que todos já ouvimos falar.
No longa, de 100 minutos, conhecemos Abe, um sonhador e bem humorado homem que sonha em se tornar um bom advogado.
Percebi, ao ver o filme que o diretor do longa se preocupou em mostrar uma versão pouco conhecida do famoso Abraham. No filme, ele é mostrado como um homem simples e sensível.
Gostei do humor presente em muitas partes da cinebiografia e também das reflexões do personagem ao se lembrar de sua família, principalmente de sua mãe.
E apesar de o filme mostrar o personagem principal de forma mais humana, ainda vemos momentos em que o brilhante e eternizado Lincoln se expressa.
Achei a atuação dos personagens convincente, gostei do enredo e também da trilha sonora.
Adorei conhecer melhor essa história.

O livro traz a biografia de Lincoln, a cronologia sobre o que estava acontecendo no mundo na época, informações sobre o filme, ficha técnica e apresentação do elenco e do diretor.
O filme é em preto e branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário