Páginas

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Jesus Cristo - Coleções Grandes Biografias no Cinema

Resenha por: Vitória Bueno
Nota: 9,0
Livro: Jesus Cristo
Editora: Folha de São Paulo
Número de páginas: 44

Filme: O Evangelho Segundo São Mateus (1964)
Diretor: Pier Paolo Pasolini





Sinopse do filme: A infância e a paixão de Cristo foram reconstruídas de tantas maneiras no cinema que os filmes acabaram consagrando imagens muito uniformes daqueles acontecimentos e de seus protagonistas. Com "O Evangelho Segundo São Mateus", o diretor italiano Pier Paolo Pasolini propôs um retorno à palavra bíblica. Sua intenção foi encenar o relato sobre a vida de Jesus de um modo mais próximo das origens, com um elenco e paisagens mais conformes aos daqueles tempos, e tentar reencontrar a mensagem perdida em meio a tantas releituras. A trilha sonora mescla cantos tribais e música clássica, intensificando a aproximação com um universo ao mesmo tempo primitivo e sagrado. A escolha de um jovem estudante espanhol para interpretar Jesus também afasta o filme dos estereótipos e dá uma nova face à imagem cristã.

Resenha: O filme retrata a vida de Jesus desde a aparição do Anjo anunciando sua vida, passando por sua morte, até sua ressurreição.
A primeira cena do filme, mostra um José, talvez hesitante, em receber Maria grávida. Após o Anjo aparecer e dizer que aquele que Maria carregava era o filho de Deus, José se une à mulher a fim de proteger o menino.
Então vemos mais algumas cenas de Jesus ainda bebê e depois há uma ruptura na história e conhecemos Jesus já adulto.

O início do longa é bem visual e simbólico, mostrando cenas impactantes, porém, sem muitas falas.
No decorrer da história, os personagens entram mais na trama e passam a, principalmente, recitar trechos reflexivos da bíblia.
Por falar nos personagens, eles não eram atores, e na minha opinião, isso trouxe uma certa simplicidade à história. E essa talvez tenha sido a intenção do diretor do filme: mostrar a simplicidade e humildade de Jesus.
Além disso, o longa retrata os principais passos de Jesus em sua estada no mundo, tais como: seu batismo, feito por João Batista, o sermão da montanha, a escolha de seus discípulos e alguns de seus milagres.

Para quem não conhece, essa é a nova coleção da Folha de São Paulo. Todo domingo um novo livro chega às bancas e custa 19,90 cada. Você também pode garantir a coleção completa pelo site: http://biografiasnocinema.folha.com.br/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário