Páginas

domingo, 11 de setembro de 2016

Quatro: Histórias da série Divergente - Veronica Roth

Resenha por: Vitória Bueno
Nota: 8,0
Livro: Quatro: Histórias da série Divergente
Autora: Veronica Roch
Número de páginas: 271
Editora: Rocco




Sinopse: Reunindo quatro histórias da Série Divergente contadas da perspectiva do personagem Tobias, o Quatro, e três cenas exclusivas, a coletânea "Quatro - Histórias da série Divergente" oferece aos fãs da saga criada por Veronica Roch a chance de conhecer melhor a personalidade de um personagem fascinante e complexo, além de mergulhar mais fundo na sociedade dividida em facções criada pela autora. Bestseller mundial com mais de 21 milhões de exemplares vendidos, a Trilogia Divergente chegou ao cinema com Shailene Woodley e Theo James nos papéis principais.

Resenha: Após terminar de ler a Série Divergente, fiquei enrolando para ler o livro alternativo "Quatro". Por que? Porque "Convergente" acabou me desapontando bastante e imaginei que a história de Tobias seria tão tediosa quanto o desfecho da história de Tris.
Porém, esse livro acabou me surpreendendo. A história é leve e fácil de ler. "Quatro" é dividido por quatro histórias curtas, relacionadas à vida de Tobias a partir do instante que ele decide deixar sua facção de origem, a Abnegação, e se transfere para a Audácia.
Nessa nova perspectiva, conhecemos melhor alguns personagens que passaram despercebidos na narrativa de Tris, e entendemos a relação de Tobias com esses personagens.

A Transferência - Na história "A Transferência", entendemos mais a fundo sobre o porquê de Tobias deixar sua facção de origem e o quanto a sua relação com seu pai é perturbada. Após sua escolha e sua transferência para a Audácia, conhecemos melhor sua relação com sua nova casa e com seus novos amigos.

A Iniciação - Na história "A Iniciação", Tobias se auto desafia para que consiga provar para a Audácia que ele não é apenas um "Careta". Também conhecemos melhor o porquê da rivalidade existente entre ele e Eric, um dos vilões da série Divergente.

O Filho - Na história "O Filho", a autora nos apresenta os motivos de Tobias para não aceitar o cargo de líder da Audácia e as descobertas do personagem sobre sua própria vida e sobre sua nova facção.

O Traidor - Na história "O Traidor", Tobias já conhece Tris e já se sente mexido por ela. Mas além dos seus sentimentos em relação a protagonista da saga, Quatro se vê perdido dentro de seus pensamentos conturbados relacionados a guerra que ele sabe que pode abalar toda a comunidade de facções. Se ele se manter quieto estará traindo seus princípios, se abrir sua boca estará traindo a facção que o abrigou. Quem poderá decidir por ele?

Acho sinceramente que vale a pena ler esse livro caso você tenha curtido a história de Tris e queira conhecer melhor Tobias Eaton. Eu realmente achei o livro esclarecedor.
Além das quatro histórias, o livro ainda trás três cenas exclusivas presentes no livro "Divergente", porém narradas por Quatro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário