Páginas

terça-feira, 25 de julho de 2017

Agência de Investigações Holísticas de Dirk Gently - Douglas Adams

Resenha por: Vitória Bueno
Nota: 9,0
Livro: Agência de Investigações Holísticas de Dirk Gently
Autor: Douglas Adams
Número de páginas: 240
Editora: Arqueiro




Sinopse: Richard MacDuff é um engenheiro de computação perfeitamente normal que sempre se comportou muito bem, obrigado, até o dia em que deixa uma mensagem equivocada na secretária eletrônica de sua namorada, Susan Way. Arrependido, toma a decisão mais natural possível: escalar o prédio dela e invadir seu apartamento para roubar a fita com a gravação.
Na vizinhança, Dirk Gently bisbilhota os arredores com seu binóculo quando presencia o ato tresloucado do antigo colega de faculdade e decide entrar em contato para lhe oferecer seus serviços investigativos. Depois de uma série de acontecimentos bizarros, o detetive percebe que a interconexão obscura entre a atitude estapafúrdia do amigo e o assassinato de Gordon Way - irmão de Susan e chefe de Richard, que passa a ser suspeito do crime.
De uma hora para outra, os dois veem-se envolvidos em um caso incrivelmente estranho, com elementos díspares e desconexos que, no final, conseguem se encaixar de forma perfeita e construir uma trama típica de Douglas Adams.

Resenha: Bom, eu sou super fã do Douglas Adams. Considero ele uns dos meus autores favoritos. Conheci-o através de sua obra prima O guia do mochileiro das Galáxias. Achei a coisa toda muito bizarra e genial. Me apaixonei pela escrita do autor, pelo seu humor britânico, e por sua cabeça maluca.
Conheci Dirk Gently por acaso. Eu estava pesquisando outros livros do autor e descobri que ele havia escrito uma duologia  sobre um detetive esquisitão. Bom, meu personagem favorito da vida é o Sherlock Holmes, o maior detetive da literatura mundial, então quando eu soube que Adams havia escrito algo sobre um detetive quis logo ler e tirar minhas conclusões sobre a loucura que isso seria.
E não é que o livro é bom?

O livro conta a história de Richard MacDuff. Bom, ele é um dos personagens centrais. A história gira em torno dele já que os acontecimentos coincidentemente acabam de uma forma ou de outra envolvendo ele.
Em uma noite ele está em um jantar na faculdade de St. Cedd's em Cambridge em um reencontro com seu antigo tutor Reg. No jantar ocorrem fatos bem estranhos, tais como uma égua aparecer dentro de um banheiro e Reg acabar se lembrando de um ex colega de Richard chamado Dirk, mas ele não fica demasiadamente impressionado.
Depois ele quase atropela o que parece ser o fantasma de seu chefe e por fim deixa uma mensagem absurda na secretária eletrônica de Susan, sua namorada e decide invadir a casa dela para roubar a fita.

Bom, esses são alguns dos aparentes desconexos fatos que ocorrem no decorrer do livro. Nada parece levar a um fim lógico até que Richard reencontra Dirk Gently que está muito interessado nos eventos estranhos que andam rondando seu ex colega.

Nossa... No início apareceram tantas personagens aparentemente sem nenhuma ligação uma com a outra no livro que passei vários capítulos tentando entender onde diabos Adams queria chegar. E o pior! Quando o livro acabou eu fiquei tão estática, sem entender direito o que havia acontecido que desejei recomeçar a leitura e prestar mais atenção naquelas personagens sem pé nem cabeça.
Foi muito maluco! O desfecho foi no mínimo surpreendente.

Se você gosta de ficção científica com ênfase em viagens no tempo então você vai adorar esse livro. Além disso há fantasmas, detetives malucos e fatos engraçadíssimos de brinde!

Mas apesar de ter obviamente diversas semelhanças, na forma de escrever principalmente, com o Guia do mochileiro das galáxias, não leia esperando encontrar a mesma genialidade que encontrou na obra prima do autor, porque acho que isso é impossível. Mas eu gostei de verdade e já quero reler para entender melhor o livro.

Ah, na Netflix tem uma série inspirada nos casos de Dirk Gently. Ela leva o mesmo nome do livro: Agência de investigações holísticas Dirk Gently. Não é muito parecida com o livro. As personagens não são as mesmas e o ator que interpreta o Dirk é bem diferente do que eu imaginava enquanto lia o livro. Mas o enredo da série vai melhorando a cada capítulo até chegar ao desfecho de bugar o cérebro que deixaria Adams não orgulhoso, mas quem sabe satisfeito. Então eu recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário