Páginas

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

O Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde

Resenha por: Vitória Bueno
Nota: 10,0 - 10,0
Livro: O Retrato de Dorian Gray
Autor: Oscar Wilde
Número de páginas: 352
Editora: Globo




Onde encontrar: Amazon , Livraria Cultura , Saraiva .


Sinopse: Neste livro, o belo Dorian Gray, o protagonista, torna-se modelo para uma pintura do artista Basil Hallward. O pintor apresenta Dorian ao Lorde Henry Wotton, que o faz tomar consciência de sua beleza e do valor de sua juventude e o inicia num mundo de vícios e desregramento.

Resenha: Finalmente eu trouxe essa resenha para vocês né? Me desculpem a demora. Mas é que eu tinha muitas resenhas acumuladas para postar antes dessa e por isso só estou dando minhas considerações sobre essa leitura um mês depois de ter lido e (Meu Deus!) quatro meses depois de ter comprado o livro.

Bom, eu já tinha assistido a adaptação cinematográfica desse livro há muito tempo atrás (adaptação de 2009) e sim, eu gostei do filme, mas agora é claro que eu posso opinar melhor sobre os pontos fracos e fortes dele.

Mas falando do livro, a minha edição é toda comentada, o que me ajudou a entender todo o escândalo que essa belezinha causou em sua primeira publicação. Para quem não sabe, esse livro foi usado como prova da "sodomia" de Oscar Wilde que foi preso em 1995, cinco anos depois do livro ser publicado e permaneceu na prisão por dois anos condenado a fazer trabalhos forçados. Em 1900 Wilde morre.

Eu fiquei curiosíssima para entender o que causou todo esse rebuliço e agora depois de ter lido, entendo que por mais que O Retrato de Dorian Gray lido no século XXI não tenha nada de mais, para o final do século XIX era realmente um romance escandaloso.

"Quando nossos olhos se encontraram, me senti empalidecer. Um terror curioso e instintivo tomou conta de mim. Sabia haver me defrontado com alguém cuja personalidade era tão fascinante que, se eu permitisse, me absorveria por inteiro, até mesmo minha alma. [...] Sabia que, caso falasse com Dorian, me devotaria por inteiro a ele, e que não devia fazê-lo. " - Basil Hallward

O livro começa com Basil, que é o pintor do famoso quadro, conversando com Lorde Henry Wotton, um amigo. O assunto é o quadro, que ainda não está terminado, mas que já é de uma beleza fascinante. Lorde Henry está admirando a perfeição do modelo do quadro e começa a fazer perguntas a respeito dele. Basil se esquiva no inicio mas depois conta tudo, como conheceu Dorian, como o convenceu a posar para ele, como se tornaram amigos etc. Nesse meio tempo, Dorian Gray chega na casa do pintor e conhece Henry. Talvez esse momento seja o mais decisivo do livro. Henry ao mostrar ao rapaz o quanto sua beleza é magnífica, e o quanto é difícil envelhecer e ver sua juventude escapar por entre os dedos, faz com que Dorian deseje ser belo para sempre.


"Se eu permanecesse jovem para sempre, e o quadro envelhecesse! Por tal coisa - por isso - eu daria tudo! Sim, não há nada no mundo que eu não desse!" - Dorian Gray

A partir daí Dorian passa, aos poucos, a perceber que talvez sua prece tenha sido atendida.

Bom, eu nem sei o que dizer sobre esse livro. Eu devorei ele em três dias, mesmo com todas as notas para ler (sério, são muitas, muitas notas mesmo). O livro é as vezes de uma fragilidade muito grande. O "romance", entre aspas porque em nenhum momento temos o veredito sobre se houve mesmo ou não, é tão delicado e bonito que sim, dei suspiros pelas personagens kk. Mas as vezes o livro é aterrorizante. Não de dar medo. Mas no decorrer do livro o leitor nota o quanto Dorian Gray muda depois que "vende sua alma", a até onde ele pode ir para manter seu segredo.

Agora falando da da forma de escrever do autor, preciso dizer que a adorei com todas as minhas forças. Oscar Wilde me cativou desde o início com sua escrita requintada.

Preciso mencionar aqui também uma curiosidade. Para quem não sabe, esse livro foi censurado (é claro) na época de sua publicação e por isso, ainda hoje são publicadas cópias censuradas no mercado editorial. Além de excluir quase todos os indícios de romance gay no livro, os editores deram muita ênfase para o romance que Dorian tem com uma moça nos primeiros capítulos do livro (na época da publicação desse livro os editores podiam tanto excluir partes do livro quanto acrescentar partes).

Recomendo muito essa edição para quem quer se aprofundar mais na história e no contexto histórico do livro, pois nela há além das notas, uma longa introdução que serve de mini biografia sobre a vida do autor. Além disso essa edição não é censurada, e até mostra para o leitor o que foi censurado, fazendo comparação entre o texto original datilografado por Wilde e o texto que foi publicado pela revista Lippincott's.

Curiosidade: fiquei empolgadíssima quando soube que esse livro foi encomendado pela revista Lippincott's (sim, livros eram encomendados) simultaneamente com o primeiro livro de Arthur Conan Doyle sobre Sherlock Holmes, O Sinal dos Quatro.

"Basil Hallward é quem eu penso que sou; lorde Henry o que o mundo pensa que sou; e Dorian Gray o que eu gostaria de ser - em outras eras talvez." - Oscar Wilde

Ah se ele tivesse nascido um século depois... talvez ele pudesse ser como Dorian Gray. 

Fica ai a dica para vocês! Foi com certeza uma das melhores leituras do ano e vou levar ela para minha vida toda. Já quero reler!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário