Páginas

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Lolita - Vladimir Nabokov

Resenha por: Vitória Bueno
Nota: 10,0 - 10,0
Livro: Lolita
Autor: Vladimir Nabokov
Número de páginas: 320
Editora: Folha de S. Paulo



Resenha: Vamos lá, começar com as polêmicas kkkk
Já faz um tempinho desde que terminei de ler esse livro, mas não tinha certeza se seria uma boa ideia trazer a resenha, primeiro porque já há muitas resenhas incríveis sobre esse livro aqui na internet e segundo porque esse é um livro que divide muitas opiniões. Mas aqui estou eu. Vamos falar um pouquinho sobre Lolita.

Eu queria lê-lo desde que vi o filme, já há alguns anos. E quando ele finalmente veio parar nas minhas mãos eu fiquei bem animada.

Para quem não sabe nada desse livro, vou fazer uma breve sinopse dele para vocês.
Lolita conta a história de Humbert Humbert, um homem que no momento em que se passa a história, está preso e o leitor não sabe o motivo. É ele quem narra a história o tempo todo. Ele começa falando sobre sua infância e em como se deu sua primeira frustração romântica: Annabel seu primeiro amor, morreu de tifo e ele nunca conseguiu esquecê-la.
Após algumas poucas histórias sobre seu passado, ele conta para o leitor que só se interessa de verdade por meninas de até no máximo 14 anos.
Após se divorciar (sim, ele teve uma mulher, antes de conhecer Lolita, e de certa forma, o casamento o ajudava a esconder seu segredo), Humbert vai para os EUA cuidar dos negócios de um tio que acabara de morrer. Dentre as aventuras de Humbert dentre os americanos, ele acaba parando na casa de Charlotte Haze, uma viúva e mãe solteira. Humbert não gosta nem um pouco da ideia de alugar um quarto de Haze, mas tudo muda em um instante quando ele conhece a filha da mulher: Lolita, uma garota de 12 anos, que o lembra imediatamente de sua amada Annabel.
O personagem logo se encanta pela menina e suas ideias de ir embora daquela casa somem em um instante.

Bom, primeiramente quero falar sobre o narrador de Lolita: Humbert Humbert. Como ele é nosso personagem principal e obviamente está tentando convencer o leitor sobre seu ponto de vista da história toda, ele NÃO é confiável. Ele é doente. Um pedófilo. E acredita de verdade que ama Lolita. E ele vai tentar convencer o leitor disso o tempo todo. Contextualizando aqui que ele está na cadeia e que está escrevendo sua história para o juri. Está tentando convencer um juri!
Ai entramos na escrita. Esse livro é maravilhosamente bem escrito. Quem dizer o contrário é meio doido da cabeça (brincadeira kk cada um com suas opiniões né...). Mas sério, a linguagem usada para narrar todo o livro é incrível, poética. O próprio personagem estudou literatura inglesa, o que mostra que ele tinha domínio da linguagem poética. E essa escrita de Nabokov, é o que pode fazer leitor pender para o lado de Humbert.

"Lolita, luz de minha vida, labareda de minha carne. Minha alma, minha lama. Lo-li-ta: a ponta da língua descendo em três saltos pelo céu da boa para tropeçar de leve, no terceiro, contra os dentes. Lo. Li. Ta.
Pela manhã ela era Lô, não mais que Lô, com seu metro e quarenta e sete de altura e calçando uma única meia soquete. Era Lola ao vestir os jeans desbotados. Era Dolly na escola. Era Dolores sobre a linha pontilhada. Mas em meus braços sempre foi Lolita."

Humbert descreve Lolita como uma ninfeta provocadora, esperta e um tanto levada. Em certo momento da história, Lolita lhe conta como perdera sua virgindade. O nosso narrador chega a lamentar, que no final, ele nem havia sido seu primeiro amante. Por esses momentos, vemos que Lolita não era a garota mais santa da história.
Lembrando que não estou justificando nada aqui, ein pessoas! Humbert era um doente. E os atos dele não são amenizados por causa das inconsequências da garota.
A propósito, o narrador fala sobre situações muito bizarras, que realmente podem incomodar o leitor. Mas se você por acaso teme ler esse livro por achar que é um livro erótico, sobre um homem de meia idade e uma garotinha, relaxe, pois nele não é descrito cenas de sexo.

Bom, eu gostei muito dessa leitura e acho que sim, é interessante ler esse livro. Há diversos aspectos que um leitor pode levar em conta aqui. Eu por exemplo li esse livro pensando muito no foco narrativo. Esse narrador não confiável muito me interessa. Além disso, eu também fiquei de olho na forma com que o autor decidiu contar essa história. É uma história dentro de uma história, e acho que isso fez com que o livro ficasse ainda mais instigante. A personagem vai e volta no tempo e só revela os fatos que acha relevantes e no momento que acha relevante. Mas eu também reparei muito nas intenções que moviam a personagem. Eu quis entender sua cabeça o tempo todo. A cabeça de um pedófilo.
Sim, essa leitura pode incomodar em alguns momentos. O leitor precisa estar preparado. A história do livro não é bonita, mas a escrita de Nabokov, é, e acho isso muitíssimo válido para qualquer leitor que queira conhecer um pouco de tudo da nossa literatura mundial.
A propósito, o livro vai "esticando a corda da tensão" até o ápice. O leitor quer saber a todo custo qual é o motivo de Humbert estar na cadeia e o que houve com Lolita. E só nas últimas páginas o leitor descobre.

Enfim, livro super recomendado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário