Páginas

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios - Marçal Aquino

Resenha por: Vitória Bueno
Nota: 9,5
Livro: Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios
Autor: Marçal Aquino
Número de páginas: 232
Editora: Companhia das Letras




O livro conta a história de Cauby, um homem amargurado que leva uma vida pacata em uma cidadezinha do Pará enquanto tenta se recuperar e esquecer dos incidentes que lhe aconteceram no passado.

O livro é narrado por Cauby. Ele já tem mais de quarenta anos (o livro não diz ao certo), é fotógrafo e vive em uma pousada de uma cidadezinha que antes abrigara uma mineradora.
A história é contada principalmente através das lembranças do narrador, mas oscila entre passado e presente. No presente, é um dia normal de chuva e Cauby, Altino e um garoto, conversam na varanda da pousada. Altino, um senhor rabugento que também vive na pousada, fala sobre seu antigo amor e, enquanto fala, Cauby relembra seus dias com uma intrigante mulher que conhecera e que mudara sua vida.

Cauby fora para aquela cidade por causa da mineradora. Ele queria fotografar as prostitutas que iam trabalhar nos arredores.
Conheceu Lavínia na loja em que Chang, um agiota que o ajudara quando chegara na cidade, trabalhava. Ela tinha 24 anos e também gostava de fotografar, embora fosse amadora. Os dois combinaram de trocar fotografias e logo, os dois começaram a ter um caso. Mas ela era casada, e pior, sofria sérias crises de personalidade. Ora era atrevida e ardente, ora era mansa e assustada.
O relacionamento de Cauby e Lavínia toma proporções perigosas quando os dois se apaixonam e Cauby passa a sentir um ciúme exacerbado pela mulher. Quer ela só para si.

Dentre essas três células narrativas: o passado de Cauby com Lavínia, o presente e a história contada pelo velho na pousada, outras diversas entram em cena, como por exemplo, o passado de Lavínia até conhecer o pastor e também os romances anteriores de Cauby e seus problemas familiares. Diversas histórias que permanecem em segundo plano se entrelaçam com a história principal, formando uma espécie de quebra-cabeças, que só se encaixa no final.

O interessante é que no decorrer dos capítulos, o leitor percebe que Lavínia é o ponto central da história e tudo acaba levando a ela. O leitor vai a conhecendo aos poucos, camada por camada. Ela é com toda a certeza a personagem mais complexa do livro. Extremamente sedutora, porém também doente. Ela é casada com o pastor Ernani, um homem 38 anos mais velho que ela. Teve um passado difícil. Já fora prostituta, roubava para sobreviver, e teve um conturbado passado com sua família.

No início eu não dava muito pelo livro, mais a história vai ganhando profundidade e maturidade, no decorrer dos capítulos, e o fim é de tirar o fôlego. Sério, aposto que se você ler esse livro vai ficar num combate interno com as diversas emoções que o final carrega. É incrível! Todas as personagens se mostram importantes no final e o autor fecha muito bem a história. Você até pode pensar que já entendeu tudo só porque tem uma pequena visão do presente da personagem principal mas o narrador aqui, como na maioria dos livros, só mostra o que realmente quer, deixando a cereja do bolo para o último capítulo.

É um romance frágil, por mais que não demonstre a princípio, além de abordar diversos aspectos de cunho social muitíssimos importantes de serem falados.

Adorei! Super recomendo ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário