Páginas

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Clarice - Roger Mello

Nota: 10,0
Resenha por: Vitória Bueno
Livro: Clarice
Autor: Roger Mello
Ilustrador: Felipe Cavalcante
Número de páginas: 124
Editora: Global





Resenha: Quero começar essa resenha falando sobre o quanto fiquei maluca essa edição assim que a vi. É um lançamento da Global Editora, escrito por um premiadíssimo autor de literatura infanto-juvenil. O livro é repleto de ilustrações de encher os olhos, ilustrações estas, que ajudam de forma magistral a compor a obra. Sem elas, o livro sem dúvidas não seria o mesmo. Sem contar que a diagramação está impecável, assim como a revisão, além é claro, do acabamento em capa dura. É realmente um livro para se admirar. Mas vou lhes dizer: esse livro é bem mais do que um rostinho bonito.

Ele vai nos transportar para a época da ditadura militar através dos inocentes olhos de Clarice, uma menina que vive entre as diversas consequências do regime que a cerca. Quem cuida dela é sua tia. Seus pais desapareceram, pegos pelos militares. Ela não sabe muito a respeito. O que ela sabe é o que ela ouve de conversas entrecortadas e através de seu amigo Tarso que, juntamente com sua mãe, está na mesma situação que ela. Por falar em Tarso, é ele que protagoniza as aventuras e desventuras junto com a personagem principal.

"O lago engole o livro como uma boca gigante.
Deixa eu ver, nem pude olhar a capa ou dentro do livro antes de ele desaparecer na água.
-- Eu aposto que essa água que engole o livro é uma boca gigante.
Que sentido faz alguém que tem tantos livros atirar livros pela ponte?"
Acho importante falar um pouco sobre a forma usada para narrar a história. Ela é bem inteligente. Temos a perspectiva de uma criança de um grande momento histórico. Uma perspectiva marcada pelo medo e pela incerteza. Além disso temos uma tensão que se estica como um fio, do início ao fim, enquanto a confusa mente de Clarice tenta encontrar significado nas muitas fugas vividas por ela e sua família.

É com certeza um livro repleto de questionamentos e reflexões. Impossível não sofrer, sorrir e se consolidar com a história de Clarice. Eu diria que esse é um livro para se ler mais de uma vez. Me atrevo a compará-lo com "O Pequeno Príncipe". Mas deixe-me explicar: esse é um livro infanto-juvenil, mas mais do que isso, é um livro composto por camadas. Uma criança pode não ser capaz de montar uma interpretação muito profunda da obra e por isso acho que assim como o famoso "O Pequeno Príncipe", é preciso ler e reler, e a cada releitura, vai descobrir algo novo. E é aqui que entra a minha deixa para recomendar esse livro para qualquer pessoa, de qualquer idade. Não tem como não se deliciar com essa história!



Nenhum comentário:

Postar um comentário