Páginas

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Confrontos de Sentimentos em Fé Maior - Sid Sheldowt


Resenha por: Vitória Bueno
Nota: 8,0 - 10,0
Livro: Confrontos de Sentimentos em Fé Maior
Autor: Sid Sheldowt
Número de páginas: 138
Editora: Penalux



“Ouço alguém gritando
Porque está morrendo.
Ouço alguém cantando
Porque está matando.”
(Apocalipse Interminável)

Esse livro possui uma infinidade de referências religiosas, mas, o que mais me chamou a atenção, foi o fato de seus poemas me lembraram tanto a música. É como se eles fossem primeiramente pensados como música. Talvez seja daí que vem o nome “Confrontos de Sentimentos em Fé Maior”, uma clara referência à tonalidade Fá Maior. Falando agora do autor, ele é músico e escreveu esses poemas ainda na adolescência, fase em que um turbilhão de confrontos internos permeiam nossa mente. Esses confrontos, a fé, as ideologias, os sentimentos, dentre outros, são refletidos nesse livro.
Além disso, ele é repleto de críticas sociais bem ácidas e contemporâneas, que dizem muito da sociedade em que vivemos. Já a escrita, é simples e fluida.

“Sonho com uma leve brisa,
Acordo em meio à ventania.
Escuridão protesta contra mim,
Desde que nasci nunca existi!”
(Esqueça-me!)

O livro é dividido em três partes: Confrontos, Sentimentos e Fé Maior. Em cada parte sentimos um clima diferente. A primeira parte assume um ar mais irônico, com criticas voltadas para a religião e o universo que a cerca. A segunda parte volta-se para o eu, para o interno do eu-lírico, despindo assim, seus medos e angustias. E a Terceira parte possui um ar mais agressivo, duro e critico.

“Meus momentos
Mais marcantes
Marcam Muitos Minutos...
Mesmo Mau, Marcam Mágoas,
Melacólicas, Molhadas
E Marginalizadas.”
(O Nada)

Fica a dica aí para vocês que querem ler poesias mais fora do cânone literário, ou que gostam de críticas sociais, confrontos interiores e uma pitada de Fé Maior!

Nenhum comentário:

Postar um comentário