Páginas

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

As Relações Perigosas - Chordelos de Laclos

Resenha por: Vitória Bueno
Nota: 10,0 - 10,0
Livro: As Relações Perigosas
Autor: Chordelos de Laclos
Número de páginas: 316
Editora: Abril





As Relações Perigosas fala, principalmente, sobre os hábitos praticados pela aristocracia francesa do séc. XVIII.

O livro é escrito todo em forma epistolar, ou seja, em forma de cartas que são trocadas pelas diversas personagens presentes no livro.
Esse formato de narrativa faz com que a perspectiva do leitor se amplie ao mesmo tempo em que o contrário pode acontecer, pois os narradores não são confiáveis, e mesmo quando são muito convincentes, deve-se ter sempre em mente que eles vão sempre tentar passar o melhor de si. Ainda assim, as cartas trocadas entre O Visconde de Valmont e a Marquesa de Merteuil, são um tanto quanto despidas. Falo assim porque nelas, o leitor vê a imagem mais próxima da hipocrisia dessas personagens, provavelmente não a real, mas a mais próxima.

A história começa com uma carta trocada entre Cécile e sua amiga Sophie. Cécile é uma moça de 15 anos que está de casamento arranjado com um homem que ela não conhece. Mas a Marquesa de Merteuil sabe bem quem ele é. A verdade é que esse homem (o conde de Gercourt), há um tempo, fora amante da marquesa e a trocara por outra mulher. Quando ela descobre sobre o casamento, vê diante de si uma oportunidade para se vingar. Então, ela pede que seu fiel amigo, o visconde de Valmont vá ao seu encontro em Paris, para tramar um malicioso plano, a fim de desencaminhar a garota e entregar ao conde uma mulher feita.

Mas no momento atual, o visconde está ocupado na casa de campo de sua tia, a Sra. de Rosemonde. O devasso está atraído pela presidenta de Tourvel, uma mulher casada e muito devota, que está na casa de campo enquanto seu marido viaja. Ela é avisada pela Sra. de Volanges, mãe de Cécile, sobre a reputação do visconde, mas ao seus olhos ele não parece ser tão ruim.

Em Paris, Cécile se apaixona pelo cavaleiro Danceny, seu professor de música, e por isso, acaba se tornando confidente da marquesa que vê isso como uma oportunidade para colocar seu plano em prática, já que o visconde não quer lhe ajudar.

A partir daí começa-se um jogo de mentiras, paixão e ciúme, e esse jogo acaba manipulando e destruindo diversas vidas.

Livro realmente incrível! A forma fria e calculista com que o visconde e a marquesa executam seus planos, como se estivessem disputando quem é o mais cruel e esperto, em contraponto com a delicadeza e ingenuidade de Cécile e da presidenta de Tourvel tornou essa uma das minhas melhores leituras de 2017.

Além disso, esse livro me fez pensar na aristocracia do séc. XVIII. Eles realmente não tinham nada para fazer além de se divertir com a vida das pessoas que os rodeavam. E a ironia é que eles eram uns bandos de fofoqueiros (rsrs). Simplesmente não tinham nada melhor para fazer. O que me leva a pensar que esse livro serve bem para retratar a vida nos tempos atuais.
O autor soube manipular esse livro de forma extremamente inteligente e irônica, causando no leitor uma confusão de sentimentos. Ora odiei com todas as minhas forças as personagens, ora torci por elas.

O autor também criou duas personagens que tornam essa obra ainda mais interessante: O editor e o redator. Estes são apresentados através de uma advertência e de um prefácio, no início da obra. Naquela, o editor adverte o leitor a respeito do tema apresentado no livro, e defendendo a sociedade francesa da época, diz que a obra só pode se tratar de um tempo anterior. E neste, o redator, ao contrário do editor, induz que as cartas eram reais e até diz que alterou os nomes das pessoas reais. Jogo de mestre do escritor, claro, transformar toda a obra em uma espécie de jogo, dando a entender que nem os próprios responsáveis pelo livro eram confiáveis. Algumas pessoas na época até acreditaram que esta poderia sim, ser uma história real, e que Laclos apenas reuniu as cartas.

Agora falando sobre a escrita, devo dizer que ela é um tanto rebuscada. O que não me atrapalhou em nada, mas sei bem que isso pode ser um empecilho para algumas pessoas. Mas pensem com carinho e encarem essa leitura que vai valer super a pena. Além disso, a globo fez há alguns anos uma adaptação dessa história que ficou muito boa, na minha opinião. Conseguiu retratar bem a essência das personagens. Esses transportaram a história para o final dos anos de 1920, no Rio de Janeiro, parece bosta né, eu sei, mas deu certo! Os atores estão muito bons. Recomendo que vejam! Talvez faça com que vocês fiquem curiosos com relação ao livro e decidam encarar essa obra incrível!






Nenhum comentário:

Postar um comentário