Páginas

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

De Volta Para Onde Nunca Estivemos - Ulisses Alves

Resenha por: Vitória Bueno 
Nota: 10,0 – 10,0
Livro: De Volta Para Onde Nunca Estivemos
Autor: Ulisses Alves
Número de páginas: 120
Editora: Darda 





Bom, novamente estou aqui para falar sobre a série “Esquimolândia”. Me lembro da primeira vez que entrei em contato com essa história. A cada página lida eu imaginava: “Isso definitivamente não pode ficar mais insano!”. E eu repetia isso na minha cabeça porque, é sério, me parecia impossível que ficasse mais insano! Mas ficava. Mais, e mais, e mais um pouco. 

Esse livro, e todos os outros que o precederam, possuem muitas características do “maravilhoso”, ou o mais conhecido, “realismo mágico”. E por que? Porque as situações mais diversas e esquisitas ocorrem e as personagens agem como se aquilo fosse normal, ou no mínimo, aceitável. E é isso que torna este livro tão espetacular. Poderia dar muito errado, já que eu percebo que as pessoas têm cada vez mais enfiado a cabeça em livros mais pé no chão, mais realistas. E isso não ocorre em “Esquimolândia” em momento algum. Quando a coisa toda pende para o real, o autor dá uma cambalhota no ar e fode com a cabeça do leitor. E ele o faz de uma forma espetacular, sem que a coerência interna da narrativa se perca. Em Esquimolândia, tudo pode! E eu adoro isso. Essa fuga da realidade. E é por isso que para mim, este livro funcionou. 

Ele pode ser lido como volume único, assim como todos os outros, mas recomendo que você leia tudo, pois haverão muitas referências aos livros anteriores. 

Este livro vai narrar a história de um estranho grupo de pessoas: o órfão Guilherme (ou se preferir chamá-lo de Miguel, tanto faz), Michele (ou a garota que Guilherme/Miguel conheceu em uma festa esquisita), Ana (ou a mãe da garota que Guilherme/Miguel conheceu em uma festa esquisita), Hugo (ou apenas o homem solitário e esquisito), Marina (ou a menina que inundou sua casa com um leite), a Rainha Branca (ou a garota que queria ser presidente do mundo), Oliver (ou Melvin, ou ainda “garoto cego chamado Jim”) etc. Tem mais personagens, mas paremos por aí, hahaha. A maioria dessas pessoas vive na Terra, longe de Esquimolândia. Ou era o que elas pensavam. Um dia o mundo resolveu ficar doidão e Esquimolândia e a Terra viraram um lugar só. Aí as coisas ficaram bem esquisitas... 

“De Volta Para Onde Nunca Estivemos” possui uma energia diferente da dos dois primeiros livros. Está mais maduro, e as personagens possuem mais densidade psicológica. As descrições dele me deixaram fascinada. O autor possui, com certeza, um bom domínio na escrita. Além disso, ele muda de tom no decorrer da história. No início o livro é sombrio, alá Stephen King, repleto de mistérios. Depois ele ganha uma cor mais vibrante, já com o conhecido humor de “Esquimolândia”. E bota humor nisso! 

Adorei também, o narrador desse livro. Ele é tão intrometido, que para mim é a cereja do bolo. Ele chega às vezes, a conversar com o leitor, e brincar com ele. Incrível! 

Bom, não vou me estender mais. Vocês precisam ler esse livro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário