Páginas

segunda-feira, 4 de março de 2019

As Bruxas do Lago Léman - Flávio Dias

Resenha por: Vitória Bueno
Nota: 10,0 - 10,0
Livro: As Bruxas do Lago Léman
Autor: Flávio Dias
Número de páginas: 246
Editora: Micronotas





"As Bruxas do Lago Léman" foi provavelmente a maior surpresa dos últimos anos, pra mim. O motivo? Este livro soube me tocar de diversas maneiras e em diversos momentos. Durante uma semana entreguei-me à história trágica, densa, erótica e bela de Jackson e Diane, e, até agora, foi a semana mais prazerosa do meu ano.

Eu nem sei por onde começar a falar do poder incrível que esse livro possui. Em termos técnicos, li poucos assim. Me assustei com a fantástica técnica narrativa dele. Narrado em primeira pessoa, por Jackson, que despe sua história com a envolvente e curiosa Diane, teremos uma narrativa fragmentada, que vai e volta, tal como o balanço de uma rede, ou os movimentos das ondas do mar e, aos poucos, vai montando um delicioso quebra-cabeças.

De pano de fundo, teremos o mistério envolta das bruxas do lago Léman, que banha a França e a Suíça, e das bruxas da Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Diane, uma roteirista a procura de uma grande história, busca desvendar o terror e a beleza do triste passado que envolve essas mulheres, torturadas e mortas, acusadas de praticarem bruxaria. Em suas andanças, acaba por encontrar Jackson, e nota muitas semelhanças entre os dois: ambos nasceram em Florianópolis e acabaram atraídos por aquele fascinante lago.

Jackson vive na Europa desde os 18 anos e Diane, desde os 4.

Nosso narrador encanta-se de imediato por aquela mulher e um jogo hipnotizante inicia-se entre os dois.

Simplesmente incrível. A escrita é tão magicamente perfeita e envolvente que leva o leitor em um frenesi entorpecedor. Este livro possui uma fragilidade quase palpável e ao mesmo tempo, um desenvolvimento violento, de tirar o fôlego. Além disso, um erotismo sem igual permeia toda a história. Erotismo este, como nunca vi, e essencial para o tom da história.

Diane acaba por ir para Florianópolis terminar o documentário que vem já há algum tempo desenvolvendo. E em sua busca por si mesma, encontra de forma arrebatadora, seu passado.



Por fim, preciso falar sobre mais alguns aspectos deste livro:

1- A ambientação que o cerca - Ela possui uma cor vívida! Eu senti as águas de Florianópolis molhando delicadamente meus pés, assim como senti o cheiro de café fresco do Café du Belvedère. O autor, um claro conhecedor de sua terra natal, no sul do Brasil, também conhece bem as ruas por onde Diane e Jackson andaram, em volta do Lago Léman. E isso tornou a experiência de leitura ainda mais inesquecível.

2- Um jogo interessantíssimo de palavras dá nome aos capítulos da história - Jackson e Diane têm o hábito de anotar suas palavras preferidas - não importando a língua - em uma lista. Essas palavras acabam por dar nome aos capítulos do livro.

3- O narrador da história é a cereja do bolo - Jackson monta sua narrativa com base no que vê e acredita de Diane. Deste modo, não é, de maneira alguma, confiável. Ele vai tecendo a história sob os efeitos avassaladores de sua paixão. Além disso, ele o faz em uma espécie de modo câmera. Toda a narrativa forma planos que lembram o desenvolvimento de um filme.

Só tenho um porém: há muito texto em francês no livro. Acho que deveria haver notas com traduções, porque em alguns momentos, sem a tradução, o texto não faz sentido.

Mas só leiam! Não posso dizer mais nada.


2 comentários:

  1. Oi Vitória! Tudo bem? Eu li esse livro e tenho a mesma opinião que a sua. A obra é maravilhosa, a narrativa é ingenuamente cativante e super atraente. O único ponto que discordo de você é que, no meu entender o autor acertou em não traduzir os trechos em francês. Se o fizesse perderia grande parte da essência mágica do livro, visto que, quando se traduz uma obra perde-se muito com a tradução. Contudo é apenas uma opinião pessoal de minha pessoa. No mais o livro é perfeito e sua resenha ficou muito bem elaborada. Um abraço!!

    ResponderExcluir
  2. How interesting, I like this share.
    Hope you can enjoy today.
    Be happy all the time.
    headband wig

    ResponderExcluir